quinta-feira, 16 de maio de 2013

Coalhada Seca ou Labneh




Normalmente a coalhada seca é feita com leite de vaca, mas quem gosta também pode fazer com leite de caprinos e obter um sabor mais marcante. Nos restaurantes árabes, a coalhada seca é oferecida juntamente com a maioria dos pratos. Particularmente eu adoro comer só com azeite acompanhado com pão sírio... hummmmmm ...TOP TOP TOP... Mas também é muito bom misturando azeitonas verdes ou pretas (essa é a melhor) e fazendo um sanduíche; Ou se preferir rechear um Kibe frito ou no forno. Show de bola!!!! Pra fazer a Coalhada Seca você primeiro terá que preparar a Coalhada Fresca. Pode parecer complicado mais não é...só precisa de atenção e paciência. Além do mas, um pote de 300g de coalhada seca no mercado custa em média R$ 14,00. Fazendo em casa você gasta menos de R$ 4,00 e ainda obtém pelo menos o dobro de coalhada seca! E o sabor nem se compara! Então vamos lá...

Ingredientes 

  • 1 litro de leite integral 
  • 1 copo (170g) de iogurte natural 
  • sal a gosto 

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o leite, ligue o fogo baixo. Deixe aquecer e quando começar a formar bolhas de fervura na lateral, desligue, não deixe ferver. Deixe o leite esfriar até que a temperatura esteja suportável a ponto de conseguir manter o dedo no leite por 10 segundos. Acrescente o iogurte e misture bem.




Tampe a panela, envolva em uma toalha, e deixe descansar por pelo menos 8 horas (até 12 horas) dentro do fogão ou dentro do microondas (desligados)

Passado o tempo, abra a panela e terá a coalhada fresca.

Para a coalhada seca, coloque a coalhada fresca obtida em um filtro de papel ou coador de pano de café ou sobre um pano de prato colocado sobre uma peneira, cubra, e deixe escorrer o soro na geladeira por um dia (coloque num escorredor de macarrão).


Quanto mais tempo ficar secando, mais firme e ácida sua coalhada ficará, adquirindo uma textura mais parecida com a de um queijo. Salgue a gosto.




Dica: Se não for comer de uma vez, essa receita pode ser congelada por 40 dias ou ficar até 7 dias na geladeira, mas é certo que não vai demorar tudo isso

7 comentários:

  1. Agradeço a Temperos & Artes pela orientação dada de como fazer a coalhada seca. Quando eu saborear, volto para agradecer novamente. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua visita!! Que bom que gostou e quando fizer a receita nao esqueça de colocar aqui como ficou!!! Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia. Gostaria de confirmar se essa coalhada tem lactose.

    Obrigado

    Flávio pimentel

    ResponderExcluir
  4. Claro que tem, pois é feita com leite! Meio óbvio, não?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se vcs vendem o saquinho de coar! Obgda.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita. Volte sempre!!!!